POLÍTICA DE DEVOLUÇÃO E SOLICITAÇÃO DE RMA
No ato do recebimento, confira a nota fiscal e as mercadorias entregues. Se houver quaisquer irregularidades, tais como: embalagem aberta ou avariada, mercadoria avariada, mercadoria em desacordo com o pedido ou falta de acessórios, não assine, não carimbe ou destaque o canhoto da nota fiscal. Indique o motivo da recusa no verso da 1ª via da nota fiscal, coloque a data, assine e a devolva, junto com as mercadorias, à transportadora.
Os produtos comercializados pela 4Next são vendidos com garantia na modalidade BALCÃO, ou seja, os produtos que apresentem defeito de fabricação devem ser encaminhados para o local indicado pelo fabricante, com frete por conta do cliente, dentro dos prazos fornecidos pelo respectivo fabricante.
Após o recebimento das mercadorias, os processos de retorno realizados pela CDC Brasil Distribuidora de Tecnologias Especiais são: troca, devolução e alteração de dados da nota fiscal.
A.Troca de mercadorias
A troca ocorre quando há defeito de fabricação na mercadoria dentro do prazo de garantia do produto, se o produto não for consertado em até 30 dias a partir do recebimento do mesmo. Para que ocorra a troca, é necessário que a mercadoria esteja em perfeitas condições físicas, ou seja, a mercadoria e sua respectiva embalagem não podem estar avariadas nem danificadas.
B.Devolução de mercadorias
A devolução ocorre quando da desistência da contratação. Para devolver uma mercadoria, é necessário observar as seguintes condições:
• O prazo para desistência da compra é de até sete dias corridos, a contar da data de recebimento da mercadoria ou da contratação.
• O produto deve ser encaminhado em sua embalagem original, sem indícios de uso e sem violação do lacre original, devidamente acompanhado da nota fiscal, manuais e acessórios.
As fases do Processo de Retorno de Mercadoria são as seguintes:
1) Solicitação:
O processo tem início com a formalização da SRM (Solicitação de Retorno de Mercadoria). Envie um e-mail informando o motivo da devolução ou troca. Se os dados da nota fiscal e/ou o estado da mercadoria enviada estiverem em desacordo com as informações da SRM, elas serão recusadas pelo setor de Recebimento.
2) Análise:
Sua SRM é submetida à avaliação de nossos analistas, que verificam as informações enviadas com os dados do sistema.
Ela é submetida à avaliação de outras áreas conforme o sub-processo escolhido (troca, devolução ou alteração de dados da nota fiscal). Assim, duas situações podem ocorrer:
a)Se a SRM for reprovada, você receberá um e-mail informando o motivo da recusa.
b)Se a SRM for aprovada, você receberá um e-mail informando o número de autorização e as instruções a serem seguidas para a continuidade do processo (instruções de preenchimento da nota fiscal e envio da mercadoria).
Observação: Na solicitação, preencha o endereço de e-mail da pessoa responsável pelo processo de retorno da mercadoria em sua empresa, pois é para o endereço informado queserão encaminhados todos os avisos e instruções de procedimentos.
O sistema mantém a SRM ativa por 15 dias, após concedido o número de autorização. Caso não sejam tomadas as providências solicitadas dentro deste prazo, o sistema cancela sua SRM, sendo proibido abrir novo processo sobre a SRM cancelada.
3) Conferência:
Quando sua mercadoria e sua nota fiscal chegam ao setor de Recebimento da CDC Brasil, elas são submetidas à conferência, conforme dados informados em sua SRM.
Após a conferência, duas situações podem ocorrer:
a) Se não for constatado nenhum defeito pelo nosso Laboratório Técnico credenciado pelos fabricantes ou se for constatada avaria ou mau uso, a mercadoria e a nota fiscal serão devolvidas, acompanhadas de laudo técnico, sendo as despesas de frete de retorno de responsabilidade do usuário final e proibindo-se novo processo de retorno desta mercadoria.
Se forem constatadas quaisquer irregularidades entre as informações de sua SRM e os dados da nota fiscal e/ou estado da mercadoria, elas serão recusadas pelo setor de Recebimento da CDC Brasil.
b)Se for confirmado o defeito alegado, a nota fiscal e a mercadoria estiverem de acordo com a SRM e todos os prazos e condições estabelecidos pelo fabricante tiverem sido respeitados, a nota e a mercadoria dão entrada no sistema da CDC Brasil.
4) Liberação
Após recebimento da mercadoria e/ou da nota fiscal, dependendo do processo de retorno escolhido, três situações podem ocorrer:
a)Liberação de nova mercadoria:
Se o processo escolhido foi troca, o sistema efetuará reserva de nova mercadoria a ser expedida para substituição.
Em algumas situações excepcionais, por descontinuidade ou migração de versão, se não houver estoque da mercadoria para a realização da troca, você será informado e o valor da mercadoria será convertido em créditos para serem utilizados em compras futuras na CDC Brasil como opção, ou a devolução do valor de compra.
b)Liberação de crédito:
Se o processo escolhido foi devolução, o valor da mercadoria devolvida é convertido em créditos para serem utilizados em compras futuras.
c)Liberação de carta de correção ou nota fiscal:
Se o processo escolhido foi alteração de dados da nota fiscal, será emitida uma carta de correção ou nota fiscal conforme o caso.
d)Devolução do Dinheiro:
Se a devolução do valor foi requisitada devido à impossibilidade de realizar o conserto dentro do prazo de 30 dias e não existe a opção de crédito, essa devolução será feita em até 5 (cinco) dias, após o equipamento retorno ao estoque do distribuidor.
5) Encerramento:
O sistema encerra a SRM:
Depois de expedida a nova mercadoria para troca ou liberado o crédito da devolução ou a devolução do dinheiro.
6) Cancelamento:
a)Decorrido o prazo de 15 dias sem nenhuma manifestação do cliente.
b)Se a mercadoria ou nota fiscal forem recusadas pelo setor de Recebimento da CDC Brasil.